Revendedores de celulares roubados são presos em operação da Polícia Civil
Postado 19/03/2024 09H23
Por Charles Manga
Dois grandes receptadores de celulares roubados na Grande Vitória foram presos pela Polícia Civil nesta quinta-feira, durante a Operação “Sinal III”. Um deles é um empresário de 30 anos, especialista em roubo e desbloqueio de celulares, dono de duas lojas que ficam no bairro Boa Vista, em Vila Velha.
Além de celulares, o empresário revendia joias, anabolizantes e armas de fogo, alguns desses produtos roubados fora do Espírito Santo. Só em março de 2023, ele movimentou R$ 206 mil.
Não é a primeira que a Polícia Civil vai atrás do empresário. Em 14 meses, ele foi pego seis vezes em flagrante com seis celulares e um carro roubados. Apesar de o Ministério Público Estadual (MPES) ser favorável em todas essas vezes a manutenção das prisões dele, a justiça optava pelo tornozeleria eletrônica e mandar fechar as loja deles.
Em um celular dele, foram encontrados vídeos de ladrões oferecendo celulares roubados e também dele, debochando dos crimes. Em um dos casos, o empresário invadiu a conta bancária de umas vítimas e roubou dinheiro.
O outro preso é um homem, que a Polícia Civil acredita ser um laranja, pra quem esse empresário afirmou ter vendido uma das lojas há uma semana. Em pouco mais de um ano, ele foi pego seis vezes.
Vitória
Outro alvo era um homem que mora na Ilha do Príncipe, em Vitória, mas não foi localizado. Na casa dele foram encontrados 23 aparelhos celulares, nove relógios e dois notebooks dentro de caixas.
Segundo a Polícia Civil, ele se passa por consultor jurídico. Além dos produtos, foi encontrado um cartão como se ele fosse advogado. Pesquisas foram feitas no sistema da OAB e o nome dele não foi encontrado.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, ele tem passagens por crimes de receptação, usurpação de função publica, falsidade ideológica e supressão de documento, e vai responder por estelionato ou contravenção (isso será definido ao longo da investigação).
Ainda em Vitória, foram cumpridos mais três mandados de busca e apreensão no Bairro da Penha, Andorinhas, Consolação.
Demais municípios
A Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão em Cariacica, Serra e Guarapari.
Em Cariacica, a Polícia Civil tinha 40 alvos, conseguiu cumprir 25 mandados mandados de busca e apreensão e recuperar 8 aparelhos recuperados.
Na Serra, a Operação se concentrou em Jacaraípe, com foco em estabelecimentos comerciais. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, dois comerciantes foram presos em flagrantes e 25 aparelhos recuperados.
Em Guarapari, foram apreendidos 21 celulares e lavrados 12 termos substanciados e dois flagrantes. “Ou seja, maus comerciantes foram para o presídio”.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirma que, desde o ano passado, a Polícia Civil trabalha nessa grade de operações, sendo a “Sinal III” uma fusão das “Receptação” e da “Sinal”.
A superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), delegada Andreia Maria Pereira, aponta que muitas vítimas possivelmente não registraram a ocorrência porque pensam que não vão conseguir recuperar os aparelhos, mas a orientação é registrar, apresentado alguma coisa que comprove a titularidade, como nota fiscal e linha cadastrada em seu nome.
Categoria: